quinta-feira, 16 de outubro de 2008

As condições da doação



Em Setembro de 1959, Assis Chateaubriand doava a 22 pessoas, sob determinadas condições, a fração ideal de 49% do poder de controle das empresas integrantes de seu império de comunicação. Entre os escolhidos figuraram seus filhos Fernando Antonio Chateaubriand Bandeira de Mello e Gilberto Francisco Renato Allard Chateaubriand Bandeira de Mello.
Menos de quatro meses após, sofria um AVC, uma dupla trombose, que deixou-o tetraplégico, mudando toda a sua vida.
Pressionado pelos donatários estranhos à família, Chatô, em julho de 1962, acabou por doar os 51% restantes do poder de controle que ainda mantinha. Porém, desta vez, os filhos não foram contemplados. Com o avanço na legítima (parte do patrimônio que a lei reserva aos descendentes), iniciavam os donatários a guerra contra a família Chateaubriand.
(por Fredímio Biasotto Trotta, advogado do Espólio de Fernando Antonio Chateaubriand e dos netos Philippe Barrozo Bandeira de Mello e Fernando Henrique Chateaubriand Bandeira de Mello).



Alguém pode acreditar que este homem está em seu juízo perfeito, para realizar uma doação de tal complexidade e de importância decisiva para o futuro do país? Observem a expressão alegremente maliciosa de Edmundo Monteiro (no canto, à direita), o coveiro dos Diários Associados em São Paulo, o responsável pela perda de algumas das melhores e mais importantes empresas deixadas por meu avô neste estado que é de valor estratégico para os destinos do Brasil. Acho que nosso povo merece uma investigação comparativa traçando paralelos entre o enriquecimento pessoal dos senhores condôminos, beneficiários desta doação, e o afundamento, deterioração e progressiva extinção das empresas que receberam "de mão beijada" de meu avô. Aliás, não foi sem condições estritas que Chatô legou o seu império de mídia. Ao conduzir à extinção a maior e melhor parte deste conjunto de empresas, o grupo fracassou em manter viva a sua obra, que foi reduzida dramaticamente em quantidade e qualidade, comprovando que a tentativa dele de manter coeso e íntegro o conglomerado de empresas, os Diários Associados, foi definitivamente malograda. É preciso reconsiderar outras propostas para a destinação do grupo, mudanças radicais em sua organização e gestão, antes que nada mais reste deste legado de Chatô a todo o povo brasileiro...
Philippe Bandeira de Mello
Psicólogo e neto de Assis Chateaubriand
e-mail: philippebandeirademello@yahoo.com.br

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Assis Chateaubriand

“O pioneiro é uma criatura que não está nunca satisfeito de si mesmo. Vive a bater seus próprios recordes.”
(Assis Chateaubriand, “Uma casa de bugres”, artigo).


Comunidade no Orkut em Homenagem a Assis Chateaubriand:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=72544669

http://assischateaubriand8.blogspot.com/
E-mail: chateaubriand8@gmail.com

Documento Histórico que prova que Chateaubriand queria ver o Neto dentro das empresas

domingo, 12 de outubro de 2008

As condições da doação

Alguém pode acreditar que este homem está em seu juízo perfeito, para realizar uma doação de tal complexidade e de importância decisiva para o futuro do país? Observem a expressão alegremente maliciosa de Edmundo Monteiro, o coveiro dos Diários Associados em São Paulo, o responsável pela perda de algumas das melhores e mais importantes empresas deixadas por meu avô neste estado que é de valor estratégico para os destinos do Brasil. Acho que nosso povo merece uma investigação comparativa traçando paralelos entre o enriquecimento pessoal dos senhores condôminos, beneficiários desta doação, e o afundamento, deterioração e progressiva extinção das empresas que receberam "de mão beijada" de meu avô. Aliás, não foi sem condições estritas que Chatô legou o seu império de mídia. Ao conduzir à extinção a maior e melhor parte deste conjunto de empresas, o grupo fracassou em manter viva a sua obra, que foi reduzida dramaticamente em quantidade e qualidade, comprovando que a tentativa dele de manter coeso e íntegro o conglomerado de empresas, os Diários Associados, foi definitivamente malograda. É preciso reconsiderar outras propostas para a destinação do grupo, mudanças radicais em sua organização e gestão, antes que nada mais reste deste legado de Chatô a todo o povo brasileiro...



Philippe Bandeira de Mello

Psicólogo e neto de Assis Chateaubriand

e-mail: philippebandeirademello@yahoo.com.br